Skip to main content

A internet, por ser um espaço rico em conhecimento e informações, tornou-se um espaço para buscar respostas rápidas e anônimas às nossas dúvidas e angústias.

Isso tem acontecido cada vez na área da saúde mental – pessoas preocupadas consigo mesmas ou com alguém buscam conteúdos que expliquem o que estão sentindo.

Esse aumento na procura online tem estimulado maior atenção e debate sobre o tema da saúde mental, mas também gera a falsa sensação de que o conteúdo disponível é suficiente para chegar a conclusões definitivas.

É importante ressaltar que a informação encontrada na internet nem sempre é precisa ou confiável, e que as emoções e sintomas podem estar relacionados a uma ampla variedade de condições.

Na saúde mental, em particular, simplificar informações e soluções é arriscado. Responder rapidamente a questões sobre sofrimentos profundos ou mesmo psicopatologias pode silenciar nuances complexas que exigem uma investigação mais profunda. 

Se identificar com a descrição de alguns sintomas ou experiências descritas na internet não equivale a um diagnóstico. Muitas vezes, as dificuldades que encontramos ao longo da vida fazem parte de uma experiência saudável.

Algumas pessoas tentam encontrar soluções ou conselhos para suas dificuldades na internet antes de procurar ajuda, na esperança de resolver o problema por conta própria.

No entanto, a saúde mental é uma composição única na vida de cada pessoa, influenciada por sua história, desejos, hábitos, medos e forma de vivenciar essas emoções.

Não há uma fórmula pronta para definir o que é uma boa saúde mental ou como alcançá-la.

Se você está buscando esse tipo de conteúdo, pode ser um sinal de que algo está incomodando e que você deseja compreender aspectos não claros sobre si mesmo.

O autodiagnóstico incorreto pode levar a preocupações desnecessárias, ansiedade e atrasos na busca por cuidados adequados.

Um diagnóstico preciso, assim como uma compreensão aprofundada do seu sofrimento e possíveis tratamentos, requerem uma avaliação profissional e acompanhamento adequado.

Uma ajuda especializada e singular é um processo mais longo e exigente, mas oferece uma trajetória mais cuidadosa, segura e efetiva de autocuidado.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou sinta interesse em iniciar acompanhamento psicológico comigo, envie uma mensagem clicando no botão “Fale comigo”.