Skip to main content
Sobre mim

Olá, eu sou a Batsheva.

Formada pela PUC-SP, atuo como psicoterapeuta individual de adolescentes e adultos.

Minhas especializações são em Fenomenologia Crítica: Ações Clínicas, Educacionais e Institucionais (Sedes Sapientiae) e Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial (Instituto Nucafe – FGE-SP).

Atualmente na especialização Psicopatologia Fenomenológica – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. (FCMSCSP)

Como psicóloga, minha trajetória é centrada na psicoterapia, e meu propósito é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para compreender a necessidade e especificidade do autocuidado de cada pessoa.

Pós-graduação

Fenomenologia Crítica: Ações Clínicas, Educacionais e Institucionais – Sedes Sapientiae.

Especialização

Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial – Nucafe – FGE.

Especialização

Psicopatologia Fenomenológica – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. (FCMSCSP)

Meu compromisso: A busca contínua por atualização
e qualificação na saúde mental

O cuidado em saúde mental é uma área que exige constante atualização e qualificação. Por isso, estou em permanente processo de estudo e atualização para entregar um trabalho clínico de qualidade. Afinal, cuidar do sofrimento e das questões existenciais de quem procura atendimento é uma tarefa que exige presença, atenção e dedicação contínua.

Busco formações que ofereçam ferramentas para lidar com os sofrimentos, sintomas e psicopatologias da contemporaneidade.

Para além das especializações, fiz diversos cursos de abrangência da prática clínica: sobre uso abusivo de álcool e outras substâncias, psicoterapia voltada para mulheres, sobre psicopatologias e sofrimentos da atualidade, sobre o diálogo entre psicologia e psiquiatria, a relação do trabalho e saúde mental, entre outros.

Trabalhando na área de proteção à infância e adolescência, participei e ministrei diversos cursos sobre o trabalho com adolescentes e famílias, compreendendo a particularidade desse momento de vida e a relação da adolescência nas dinâmicas familiares.

Um pouco mais sobre mim e minha trajetória

Desde a minha graduação, venho me encantando com a prática clínica e buscando aprofundar meus conhecimentos nessa área. Atuo como psicoterapeuta desde 2016, período durante o qual tenho incessantemente buscado qualificação e aprimoramento nesse campo.

Minha trajetória profissional inclui experiência como psicóloga no Instituto Fazendo História, onde desempenhei funções na área de proteção a crianças e adolescentes em políticas públicas de assistência social. Durante esse período, realizei formações e supervisionei profissionais da rede pública envolvidos em medidas protetivas para crianças e adolescentes, além de acompanhar voluntários e adolescentes institucionalizados.

No Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), atuei como coordenadora do Núcleo Psicologia e Moradia de 2018 a 2023. Nessa posição, articulei o papel da Psicologia na interseção entre moradia e saúde mental.

Atualmente, além de atender em meu consultório particular, sou psicóloga voluntária no Mapa do Acolhimento, onde realizo psicoterapia para mulheres em situação de violência, e no Projeto Afetos, cujo objetivo é democratizar o acesso à psicoterapia para pessoas em situação de vulnerabilidade e desproteção social.

Além disso, atuo na área de psicologia do consumidor, participando de pesquisas de mercado. Meu trabalho consiste em moderar entrevistas, grupos focais e análise qualitativa de estudos de campo compreendendo as motivações subjetivas e culturais de consumo.

Minha abordagem

A abordagem que eu adoto é a Fenomenologia Existencial. Essa abordagem opera com base no vínculo entre as pessoas envolvidas no encontro terapêutico, ou seja, a psicóloga e o paciente e, dessa forma, constrói uma abertura e um olhar próximo para a experiência da pessoa que busca a psicoterapia. Eu não atuo de maneira passiva e observadora; pelo contrário, a psicoterapia é conduzida por meio do diálogo, onde faço parte da conversa e devolvo ao paciente minha compreensão do que ele expressa, possibilitando sua participação ativa no processo terapêutico.

Meu trabalho envolve o acolhimento, a escuta e a análise dos conflitos e questões que estão gerando sofrimento, com o objetivo de ampliar a percepção sobre si mesmo e o sofrimento, facilitando a construção de novos recursos e estratégias para lidar com questões emocionais.

Os objetivos da psicoterapia incluem a expansão do autoconhecimento, autopercepção e autonomia. O processo terapêutico visa desenvolver a capacidade de perceber e nomear sensações e emoções, reconhecer dinâmicas vividas e auxiliar na construção de novas possibilidades emocionais e comportamentais. Para isso, é essencial mapear o contexto em que a pessoa está inserida, analisando sua história de vida, desejos e possibilidades que compõem seu horizonte.

Rever o passado, assim como olhar para o momento presente e a forma de lidar com as expectativas para o futuro é uma oportunidade de reconhecer diferentes maneiras de lidar com os problemas, desafios, dinâmicas e relações atuais.

Ampliando o conhecimento sobre nós mesmos e nossa maneira de nos relacionarmos, podemos criar recursos para modificar dinâmicas que não fazem mais sentido, abrindo espaço para a criação de outras formas de se relacionar consigo mesmo e com os outros.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou sinta interesse em iniciar acompanhamento psicológico comigo, envie uma mensagem clicando no botão “Fale comigo”.